Introdução
Esse foi um projeto interessante foi proposto por uma empresa parceira como desafio técnico. Consistia em conceber um aplicativo fictício destinado à adoção responsável de animais, centrando-se em gatos e cachorros. Esse aplicativo está sendo desenvolvido em colaboração com uma organização não governamental que batizamos de Adopet.

Dentro dessa aplicação inovadora, os usuários interessados em adotar um companheiro peludo teriam a gratificante possibilidade de:

1. Explorar uma lista completa e atualizada de animais disponíveis para adoção, cada um com sua história e peculiaridades únicas;
2. Selecionar cuidadosamente um animal que se conecte ao seu estilo de vida e preferências;
3. Preencher um formulário abrangente com informações relevantes, proporcionando à ONG uma visão detalhada de suas condições de moradia, rotina e disposição para cuidar do animal;
4. Submeter o formulário para a análise criteriosa e responsável da ONG, que avaliará se a adoção está em conformidade com as condições necessárias para o bem-estar do animal;
5. Aguardar ansiosamente a aprovação e, uma vez concedida, dar as boas-vindas a um novo membro de quatro patas em sua família.
Essa iniciativa visava facilitar e incentivar adoções conscientes, criando laços duradouros entre humanos e seus novos amigos peludos, ao mesmo tempo que promove o cuidado e o respeito aos animais.
Planejamento
Para o início deste projeto, adotei uma conhecida como Double Diamond.
Esse modelo é composto por 4 fases principais: Descobrir, Definir, Construir e Entregar, sendo que cada uma dessas etapas é desmembrada em tarefas menores.
Aqui estão os pontos-chave de planejamento que segui para conduzir o processo até sua conclusão:

1. Visitar páginas de ONGs de animais;
2. Conversar sobre o processo de adoção;
3. Procurar por referências de produtos do mesmo nicho ou semelhante;
4. Categorizar informações;
5. Definir formulário para adoção;
6. Definir escopo do App;
7. Definir Fluxo de navegação;
8. C8riar componentes base;
9. Criar protótipo;
10. Testar.
Entendendo o Problema
As fases delineadas nesta seção desempenham um papel importante no enriquecimento do entendimento de toda a equipe.
Neste estágio particular, busco aprofundar minha compreensão sobre a natureza essencial deste aplicativo e as possibilidades que ele pode proporcionar quando adotado. É um mergulho exploratório para capturar a essência e o propósito intrínseco deste projeto.
Usei a matriz CSD para avaliar o grau de confiança ou certeza em determinadas informações, suposições e áreas onde existem dúvidas. Ela ajuda a visualizar e organizar o conhecimento disponível para auxiliar na tomada de decisões.
Conversei com algumas mulheres com uma média de 24 anos que seguiam algumas ONGs no Instagram. Ao deparar-se com a imagem de um gatinho necessitando de abrigo, foram inspiradas a iniciar o processo de adoção.
Alguns de seus amigos mais próximos já haviam adotado gatos e, ao passar mais tempo com eles e seus novos felinos, desenvolveu um carinho especial por esses adoráveis bichinhos. Essa proximidade a motivou a seguir em frente com a decisão de adotar.
Insight
A escolha do pet foi através de post no Intagram. O processo de adoção em si foi simples, enviaram um questionário pelo whatsapp, depois de darem respondido, eles autorizaram e marcaram o dia de pegar/levar a gata. O único ponto de melhoria é que o formulário podia ser feito de uma maneira mais fácil.
Benchmarking
Nessa etapa eu reuni algumas páginas de ONGs para poder fazer uma análise de competidores e descobrir quais recursos podem ser essenciais para nosso projeto.
Gerando soluções
Aqui eu defini como seria uma estrutura básica do app através do desenho de um escopo base e do fluxo do processo de adoção baseado no início do App até o envio do formulário. Para ajudar a compreensão do projeto como um todo tanto para a parte do produto quanto para a os desenvolvedores.

Imagem de algumas informações coletadas

Os objetivos princiais na construção desse projeto foram de colocar em foco o que mais importa para o momento inicial que é a busca, selecionar processos de filtragem com o que mais importa na hora de encontrar um amigo Pet, criar elementos que valorizem as informações sobre o Pet, facilitar a adoção com um formulário mais intuitivo e facilitar compartilhamento do Pet nas redes sociais.

Imagem dos wireframes

Validando
Para avaliar o fluxo principal do aplicativo com base em algumas suposições levantadas, criei um teste rápido não moderado utilizando o Usability Hub com alguns participantes.

🎯 O objetivo era garantir que o participante conseguisse adotar um pet (enviar o formulário de intenção para adoção de um pet).

💡 Hipótese: O processo de envio do formulário é intuitivo e rápido. Os resultados indicam que o fluxo é claro o suficiente para permitir que o usuário alcance esse objetivo.
Resultado
Componentes base
Componentes base
Componentes
Componentes
Design tokens
Design tokens
Foi um projeto legal de ter participado, por isso, fico feliz em poder mostrar um pouco das etapas feitas para chegar nesse resultado.
Agradeço por chegar até aqui. Até a próxima!
Back to Top